Boulos e Nunes lideram, mas pode surgir um outsider - (Fotos: Felipe Gonçalves/Brasil 247 | Isadora de Leão Moreira/Governo de São Paulo) |
Texto escrito pelo jornalista Walter Brito
Como é sabido pela maioria dos analistas da política Brasileira, eleição numa cidade com 12 milhões de habitantes como São Paulo é coisa para profissionais da política. Vale lembrar que pesquisas quantitativas feitas há um ano davam Guilherme Boulos (PSOL) com 29 pontos à frente do atual prefeito da quarta cidade do Planeta Terra, o Ricardo Nunes do MDB velho de guerra. Faltando nove meses para o pleito que ocorrerá do dia 6 de outubro de 2024, a diferença é de 6% a 8%, o que indica o avanço do candidato do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).
Tarcísio Freitas ( Republicanos) e Jair Bolsonaro ( PL) estarão unidos no palanque de Ricardo Nunes ( MDB) - Foto: Alan Santos/PR |
De acordo com pesquisas qualitativas feitas na capital paulista, às quais, a reportagem teve acesso, o ideal para Nunes continuar em ascensão seria ter como vice uma mulher jovem e negra que tenha a facilidade de se comunicar com todos os rincões de São Paulo, especialmente jovens de todas as camadas sociais e ainda a capacidade para atrair para a chapa as minorias.
Tudo indica que Lula e Janja apoiarão Guilherme Boulos nos dois turnos! - Foto: Ricardo Stuckert |
Estas, muitas vezes criticadas pela direita radical, mas muito respeitadas pelo PT e os partidos de esquerda pertencentes à base de apoio do governo Lula da Silva. Lembrando que o filho da dona Lindu poderá ser o principal cabo eleitoral de Boulos ainda no primeiro turno.
Juvenil Coelho disse que a mulher será a protagonista da eleição municipal em 2024 - Foto: Walter Brito |
Entrevistado pela reportagem, o cientista político Juvenil Coelho, diretor do Instituto de Pesquisas Phoenix, disse o seguinte: "A mulher será a protagonista da primeira eleição efetivamente após a pandemia da Covid 19 que matou 710.000 mil brasileiras e brasileiros de todos os cantos. Por isso, só o apoio de personalidades femininas ao prefeito-candidato não vai resolver o problema, pois é necessário a mulher estar na chapa dele, o prefeito Ricardo Nunes!
Caso o Nunes não tenha uma mulher afrodescendente como vice, o seu barco poderá afundar ainda no primeiro turno, inclusive, a guarda estará aberta para o surgimento de um (a) outsider, o que muda os nomes dos favoritos para disputarem o segundo turno na capital da América Latina". Disse Coelho.
O cientista político Juvenil Coelho descarta os nomes de Milton Leite e Kim Kataguiri - para vice de Ricardo Nunes - Fotos / Reprodução |
De acordo com pesquisas do site 360 Graus publicada no dia 13/12/2023, existe um empate técnico entre Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB). A margem de erro da pesquisa é de 3,1% para mais ou para menos e grau de confiança de 95%.
1) Guilherme Boulos (PSOL) - 31,1%,
2) Ricardo Nunes (MDB) - 25,4%
3) Tabata Amaral (PSB) - 8,9%,
4) Ricardo Salles (PL) - 8,3%,
5) Kim Kataguiri (UB) - 5,4%,
6) Marina Helena (Novo) - 3,1%,
7) Marco Vinholi (PSDB) - 0,6%
8) Não sabe/não respondeu - 5,3%, Nenhum/branco/nulo - 12%.
Guilherme Boulos e este jornalista Walter Brito. O deputado disse a este repórter: " Contarei com a presença do Lula no meu palanque na eleição de 2024" |
Como se vê, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem sido um guerreiro, pois ele avançou muito e já está encostado no líder das pesquisas Guilherme Boulos (PSOL), cuja liderança começou na primeira pesquisa de 2023. Outra questão importante é que na maioria dos institutos, a rejeição de Nunes varia entre 23% e 27%. A aprovação do governo, entre 44% e 49%.
Por outro lado, a rejeição de Boulos (PSOL) fica na maioria dos institutos entre 19% e 24%. Importante salientar que a vice de Boulos mais cotada é Ana Estela Haddad (PT), esposa do ministro da fazenda Fernando Haddad.
Por estas e outras, o equilíbrio entre os dois líderes das pesquisas em São Paulo é muito grande e promete campanha acirrada. Se o marqueteiro do prefeito Nunes tiver sabedoria e autoridade, a disputa em 2024 poderá ser a mais disputada da história na capital paulista. Que vença o melhor nome para o povo da cidade de São Paulo!
0 Comentários