O presidente Lula e o advogado Amarildo Cardoso, pré-candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia - Foto: Divulgação / Conferência Eleitoral PT 2024 |
Texto escrito pelo jornalista Walter Brito
O Partido dos Trabalhadores completará 44 anos no dia 10 de fevereiro sob o comando de Lula da Silva e a participação de mais de 2 milhões de companheiros filiados ao PT Brasil afora. O filho de dona Lindu e esposo da Janja ganha espaço no Planeta Terra e é reverenciado pelos líderes de todos os continentes, inclusive pelo ex-presidente dos EUA Barack Obama ao afirmar que ele é o 'Cara'.
Obama disse para o mundo saber: " Lula é o Cara" - Foto: Wikipedia / Divulgação |
Aos 44 anos de existência, o PT se prepara para mais uma batalha que será a eleição municipal, que ocorrerá em 5.568 municípios, pois não teremos eleições em Brasília-DF e nem no Território de Fernando de Noronha, o que completa as 5.570 cidades do Brasil. Está claro que o foco do PT na eleição de 6 de outubro de 2024 deverá ser a construção de uma aliança estrategicamente pensada pelos cardeais petistas comandados pela presidenta Gleisi Hoffmann sob a supervisão do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não descarta a disputa pela reeleição em 2026.
Marta e Boulos contam com o total apoio do presidente Lula da Silva - Foto: Reprodução Instagram / @martasuplicy |
O programa do PT já está nas ruas e tendo como âncora a educação de qualidade como salvação do país, as liberdades democráticas, o combate às desigualdades sociais, a soberania nacional, a defesa dos povos originários, o compromisso em saldar a dívida histórica do Brasil com o povo negro, industrialização, defesa efetiva do meio ambiente, entre outros.
Amarildo Cardoso poderá ter Lula em seu palanque no primeiro turno, o que possibilita o petista disputar o segundo turna em Aparecida de Goiânia - Foto: Linkedin / Divulgação |
Por outro lado, a cidade centenária chamada Aparecida de Goiânia - GO já tem quase 700 mil habitantes e lá o presidente Lula obteve 108.022 eleitores no segundo turno em 2022, o que correspondeu a 42,06% do eleitorado. A reportagem entrevistou o advogado Amarildo Cardoso, pré-candidato a prefeito de Aparecida pelo PT.
Questionado sobre sua relação com o saudoso Maguito Vilela, que administrou a cidade por 8 anos, o advogado e pré-candidato disse: "Eu e o Maguito nascemos em Jataí - GO e ele também era advogado como eu e foi o melhor vereador de nossa cidade natal. Por isso, em seguida, Maguito se elegeu como o terceiro deputado estadual mais votado. Na Assembleia Legislativa de Goiás, Maguito foi um grande exemplo de lutas e conquistas a favor do povo goiano. Vilela foi deputado federal constituinte junto com o Lula, com quem aprendeu muito! Além disso, elegeu-se prefeito de Goiânia, senador, governador e ainda se destacou como o melhor prefeito da história de Aparecida de Goiânia.
Lula e Adriana accorsi podem fortalecer o projeto do Advogado Amarildo Cardoso em Aparecida de Goiânia - Foto / Divulgação |
Maguito era um progressista respeitado em todo o país, muito diferente de seu filho Daniel Vilela (MDB), que é da extrema direita e votou pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff, mesmo ciente de que se tratava de um golpe institucional. Sobre o ex-prefeito do PT em Goiânia, o saudoso professor e filósofo Darcy Accorsi e sua filha Adriana Accorsi, o dr. Amarildo argumentou: "O Darcy foi um grande brasileiro, intelectual do primeiro time nacional que orgulhou os goianienses com uma das mais belas administrações da capital goiana. Ao concluir o seu mandato tinha 90% de aprovação popular. Ele é o pai da competente deputada federal Adriana Accorsi, pré-candidata a prefeita de Goiânia pelo PT. Ela segue a mesma linha de seu pai Darcy. Trata-se de uma mulher guerreira, intelectual e que conseguiu se estabelecer na política pelos seus próprios méritos. Os mandatos obtidos tanto na Assembleia Estadual de Goiás, como na Câmara dos Deputados orgulham sobremaneira o povo goiano e goianiense. Acredito firmemente na sua vitória como prefeita de Goiânia", arrematou Amarildo.
Na sua fala, o advogado de Aparecida referiu-se com muita simpatia ao saudoso médico e ex-governador de Goiás Henrique Santillo: "Trata-se de um político progressista que governou Goiás com muita competência e sabedoria. Foi um homem sensível e sábio e nunca perseguia seus adversários, e o colocou no mesmo patamar de Maguito Vilela. Santillo teve participação direta na primeira eleição de Marconi Perillo para governador de Goiás", disse.
Quanto ao seu pleito para administrar a cidade de Aparecida, o doutor Amarildo explicou: "A minha natureza de político progressista, socialista e petista não permite ver uma cidade com o potencial da nossa passando por tantas dificuldades. Aparecida tem a segunda população de Goiás, a quarta do Centro-Oeste e é maior que três estados importantes do Norte brasileiro: Acre, Amapá e Roraima. Ress
alto ainda que 100% de nossa população é da classe trabalhadora. Nos últimos 30 anos, o único prefeito que cuidou efetivamente de Aparecida com bons olhos foi Maguito, que em 8 anos deu dignidade ao nosso povo trabalhador. Aparecida é maior que 8 capitais brasileiras e merece uma gestão diferente, incluindo o trabalhador no orçamento como faz o presidente Lula no Brasil. Temos três distritos industriais que são geradores de emprego junto com o nosso comércio que é muito poderoso. Desta forma existe a geração de emprego, distribuição de renda. Contudo, precisa de melhores investimentos, quando ocorrerá uma excelente arrecadação do ICMS. Vale ressaltar que os maiores investimentos em Aparecida se deram nos dois primeiros governos do presidente Lula, nos seis anos dos governos de Dilma Rousseff e em 2023 no terceiro governo do presidente Lula. Neste sentido, o nosso povo reconheceu isso dando 108 mil votos ao nosso presidente Lula no segundo turno na eleição de 2022. Por isso teremos a tranquilidade de ser o candidato do presidente Lula no dia 6 de outubro", explicou o advogado Amarildo.
No que se refere ao plano de governo que está sendo elaborado pela sua equipe técnica, o pré-candidato deu algumas pistas: "A primeira necessidade em Aparecida é a segurança pública, pois o povo padece com enormes barbáries ocorridas na cidade constantemente. A iluminação pública é inadequada para uma população de 700 mil pessoas e com quase 300 bairros. Trata-se de uma grande cidade na escuridão e nós progressistas não admitimos tanto descaso com a administração pública. A direita brasileira tem a cara de pau de afirmar aos quatro ventos que emprego não é problema de uma prefeitura. Acredito firmemente que com o crescimento econômico do país a todo vapor no terceiro governo Lula, naturalmente crescerá a taxa de empregos nos municípios. Por isso vamos estimular a geração de empregos, principalmente por meio dos programas habitacionais do governo federal em nosso município. Os governos de Lula e Dilma geraram 9 milhões de empregos por meio do programa Minha casa Minha Vida. Agora o presidente Lula vai fazer o mesmo e resolver o problema da habitação em Aparecida e em todo o país e ao mesmo tempo a geração de empregos", disse Amarildo.
A população de Aparecida de Goiânia é superior a qualquer um dos quatro grandes municípios que o PT administra: Diadema, Mauá, Juiz de Fora e Contagem - Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia |
Quanto aos avanços no primeiro ano do governo Lula, o pré-candidato disparou: "O principal avanço do Lula em 2023 foi retomar os programas sociais. O Brasil é o segundo país do mundo em concentração de riquezas, por isso o país não se desenvolverá sem os programas sociais e a educação de qualidade para todos. O Lula é tão consciente desta questão que colocou os menos favorecidos no orçamento de imediato e a educação está a todo vapor, o que causou o crescimento do PIB e da economia brasileira", disse com firmeza o pré-candidato.
Quanto às pesquisas quantitativas em que Amarildo é pouco lembrado, o pré-candidato argumentou: "Pesquisas quantitativas em determinados países desenvolvidos são proibidas, pois as pesquisas que transmitem a verdade oito meses antes da eleição são as pesquisas qualitativas. Prova disso foi a eleição do governador Ibaneis de Brasília-DF em 2018, quando ele aparecia com 0,5% e outro pré-candidato passava dos 40%.
O mesmo ocorreu quando Marconi Perillo aparecia em sua primeira eleição para governador com 2% de intenção de votos e Iris Rezende com 79%. Marconi foi para o segundo turno e venceu Iris. O Jaques Wagner no seu primeiro governo da Bahia estava entre os últimos e venceu o pleito. O mesmo ocorreu com o professor Jerônimo Rodrigues na Bahia em 2022. Ele era considerado um candidato inexpressivo e venceu o poderoso ACM Neto. Portanto, vamos qualificar o debate, eleger quatro vereadores progressistas e no primeiro e segundo turno teremos Lula da Silva em nosso palanque. Vamos fazer um debate que nos últimos 100 anos ninguém ousou fazer, ou seja: reconhecer a grandeza do trabalhador de Aparecida que é o responsável pelo 75º PIB do Brasil", concluiu Amarildo Cardoso!
0 Comentários