![]() |
O ex-advogado do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro do STF Cristiano Zanin Martins, em um bate-papo descontraído com o jurista Leandro Nardy |
O ainda jovem advogado criminalista de Brasília DF Leandro Nardy, com duas décadas na luta diária na advocacia criminal, o jurista, vem se destacando pela sua competência em todo o país, tal qual foram os especialistas do tribunal do júri no passado, os lendários Rui Barbosa – o famoso Águia de Haia, e Evandro de Lins e Silva, que deixou a vida em 2002 para entrar para a história da tribuna do júri nos quatro cantos do Brasil.
![]() |
O criminalista Nardy, ao lado do segurança do Fórum de Nazário -Goiás, minutos antes de sua atuação na tribuna do júri |
Ressaltamos que com o rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, no dia 25 de janeiro de 2019, o jurista de Brasília foi contratado por familiares das vítimas do maior desastre industrial e do século, e um dos maiores desastres ambientais da mineração em nosso país, o que causou a morte de 272 pessoas.
À época, o competente e destemido advogado instalou uma extensão de seu escritório na cidade mineira de Brumadinho, com seus 39 mil habitantes, para garantir justiça aos familiares daqueles que perderam a vida na tragédia. Estudioso e trabalhador, Nardy cumpriu sua missão com esmero e venceu todas as causas assumidas. Entrevistado pela reportagem sobre o assunto, o jurista afirmou:
"Trata-se de uma causa humanitária e nobre. Embora eu seja um profissional da advocacia e receba honorários para o cumprimento de meu dever, muitos casos em Brumadinho eu advoguei por meio de pagamentos simbólicos, pois determinadas famílias não tinham condições financeiras para contratar advogados. Estou feliz e cumpri minha missão com sucesso, pois ganhamos todas as causas que assumimos, independentemente de questão financeira". Referente à sua atuação no tribunal do júri, o advogado argumentou:

"Nas duas décadas que atuo na tribuna do júri, Deus tem nos abençoado por diversas regiões do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, alguns estados do Nordeste, Tocantins, Minas Gerais onde nasci, entre outros. Em São Paulo e Minas já atuei na tribuna do júri em parceria com os mais renomados especialistas da advocacia criminal do Brasil, o que muito me orgulha. Em nosso escritório em Brasília, atuamos também nas áreas trabalhista, tributária, direito eleitoral, direito agrário, direito de família e tribunais superiores".
No que diz respeito aos advogados que atuam no direito criminal, o doutor Nardy comentou:
![]() |
Leandro Nardy construiu sua história como advogado criminalista em Brasília |
"O Brasil é um país com excelentes advogados criminalistas. Aproveito para destacar nesta reportagem os colegas Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, de Brasília-DF, e o jurista paulista Raimundo Hermes Barbosa, presidente da Federação Nacional dos Advogados, Estagiários e Bacharéis - FADESP BRASIL. Sobre a Suprema Corte, Leandro Nardy respondeu: "O Brasil sempre teve grandes conhecedores do direito no Supremo, como Paulo Brossard, Sepúlveda Pertence, entre outros. Na atualidade, eu destaco o competente e discreto ministro Cristiano Zanin Martins", concluiu o advogado criminalista Leandro Nardy.
0 Comentários