O empresário Felipe Cintra com o dr. José Coelho, presidente da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) |
Em evento empresarial realizado em Alphaville, Barueri, o presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Dr. José Coelho, trouxe à tona uma discussão crucial sobre o contexto atual do mercado de saúde e os novos desafios que as empresas enfrentarão com as mudanças na Norma Regulamentadora 1 (NR1), que entram em vigor em maio de 2025.
Durante sua apresentação no evento "Comando", organizado pelo empresário Felipe Cintra, o especialista destacou que os custos com saúde já representam entre 15% e 25% da folha de pagamento das empresas de alguns segmentos econômicos. "A inflação médica possui uma evolução média que chega a atingir de 2,5 a 3,5 vezes o valor do IPCA do mesmo período aferido”. Existe um longo caminho para haver uma mudança do modelo, precisamos ser cada vez mais preventivos e apostarmos na promoção de ambientes de trabalho saudáveis, seguros e inclusivos", alertou Coelho.
Com a atualização da NR-01, todas as empresas precisarão incluir o letramento de riscos psicossociais em suas políticas corporativas. Esta mudança reflete uma crescente preocupação com a saúde mental no ambiente de trabalho, tema que ganhou ainda mais relevância nos últimos anos.
O médico apresentou dados impactantes sobre produtividade: “Estresse relacionado ao trabalho custa globalmente cerca de 1 trilhão de dólares por ano em perda de produtividade, segundo a Organização Internacional do Trabalho”, além disso, ele trouxe que “no Brasil, o estresse no ambiente de trabalho gera perdas de aproximadamente 3,5% do PIB nacional anualmente, o que equivale a mais de 200 bilhões de reais, segundo a International Stress Management Association". Ele também falou sobre o atual sistema de pagadoria do setor de saúde, que pode levar mais de 90 dias para processar o faturamento de determinados procedimentos, podendo gerar custos adicionais significativos com validações, glosas, e judicializações.
José Coelho falou sobre os 30 anos da ABQV, que terá um Congresso Nacional comemorativo e muito especial para este ano. Além disso, ressaltou o trabalho realizado pela instituição sobre o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida, que terá neste ano a realização da 28ª edição, avaliando cases de sucesso de empresas de todo o Brasil que promovem práticas de saúde e qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.
O evento, que reuniu empresários selecionados em busca de crescimento sustentável, é parte de uma série de mentorias exclusivas organizadas por Felipe Cintra, conhecido por seu método de desenvolvimento empresarial que já impactou mais de 3 mil empresários em 8 países.
"Trazer especialistas do calibre do Dr. José Coelho é fundamental para preparar os empresários para as mudanças que estão por vir. A saúde corporativa não é mais uma opção, é uma necessidade estratégica", afirmou Cintra.
Para os empresários interessados em se preparar para estas mudanças regulatórias e aprimorar suas estratégias de gestão, a próxima turma do programa de mentoria será anunciada em breve nos canais oficiais de comunicação do empresário.
0 Comentários